29/10/2017

Talk & Blog com a Sofia do A Sofia World


Hoje trago-vos mais uma participação da rubrica Talk & Blog. Desta vez a convidada foi a Sofia Costa Lima do A Sofia World. O blog da Sofia é outro dos blogs que costumo seguir regularmente não só pela simplicidade da Sofia mas pelos assuntos que ela fala no blog. Gosto particularmente das suas publicações acerca do mundo universitário e da maneira pessoal e realista como ela conta a sua experiência.

Fiquem com as respostas da Sofia:


1. Quando criaste o teu blog?

A 13 de Julho de 2015.


2. Qual o motivo que te levou a teres um blog?

Criei o meu primeiro blog em 2009 e mantive-o até criar o actual. O motivo foi poder partilhar aquilo que mais me apaixona: a escrita. Quando criei o actual, fi-lo porque sentia que havia muito no blog anterior que já não fazia sentido, desde o nome ao conteúdo e comecei a trabalhar num blog que fosse mais a minha cara e que incluísse mais daquilo que faz parte de mim e do meu mundo. O objectivo ainda era (e é) escrever e partilhar o que escrevo, mas é também poder ter um espaço que me permita ter liberdade criativa.


3. Quando visitas um blog, qual o primeiro aspecto em que reparas?

O primeiro impacto, como é óbvio, é sempre com o template. Logo a seguir, para mim, é a qualidade da escrita. O template pode ser o mais bonito do mundo mas não chega para me manter numa página se eu estiver a ler e estiver a corrigir cada frase mentalmente, por estar mal escrita.



4. Quais os top 3 blogs que visitas regularmente? E porquê?

  • Pequeno Monstros (http://pequenosmonstros.com/) - são dois freelancers nómadas, que viajam pelo mundo, e sigo-os há algum tempo. Não só sou fã daquilo que partilham e da forma como o fazem, mas também sinto que tenho sempre coisas a aprender com eles.
  • Rita da Nova (http://ritadanova.blogs.sapo.pt/) - conheço o trabalho de escrita da Rita desde que surgiu o projecto Quem Conta um Conto e sempre gostei muito da forma como ela escreve. Acho que é um dos blogs mais interessantes que por aí anda.
  • Joana (http://possoserajoana.blogs.sapo.pt/) - a Joana é minha amiga, mas o facto de gostar tanto do blog dela prende-se mesmo com a forma como ela escreve e vê o mundo. Mesmo naquilo em que somos obviamente diferentes, aprendo sempre muito com ela.


5. Na tua opinião, quais são os 3 elementos principais a ter em conta num blog?

- Um template bonito e, de preferência, com versão mobile. Mesmo que não tenham bases de codificação e programação, encontram facilmente templates gratuitos e personalizáveis.
- Conteúdo com qualidade e bem escrito.
- Sermos sinceros e humildes naquilo que partilhamos.



6. O que é que na tua opinião torna um blog bonito?

Aquilo que colocamos nele e a forma como o colocamos. Um bom template ajuda visualmente, mas no final aquilo que conta é mesmo o conteúdo.

Visita aqui o blog da Sofia.

2 comentários:

  1. Gosto imenso do blog da Sofia (e da Sofia também!). Acho que o seu espaço é absolutamente único e inimitável, com a identidade dela em todas as publicações, e isso é absolutamente belo! :)

    ResponderEliminar